ISA Energia Brasil energiza sua segunda usina solar instalada na Subestação Assis (SP)

Por Conexão Construção 25/03/2025 - 12:12 hs
Foto: ISA Energia
ISA Energia Brasil energiza sua segunda usina solar instalada na Subestação Assis (SP)
Empresa planeja a construção de mais duas usinas solares até o fim de 2025

A ISA Energia Brasil avança na geração de energia limpa para autoconsumo remoto com a energização de sua segunda usina solar instalada na Subestação Assis (SP). Com 214 kWp (quilowatt-pico) de potência instalada, o sistema é capaz de gerar energia para atender nove unidades consumidoras da própria empresa na região, contribuindo para uma redução anual estimada de 17 toneladas de CO2e.

Concluído em seis meses, o empreendimento contou com o investimento de R$ 1,4 milhão e a instalação de 310 módulos fotovoltaicos em uma área de 34 mil m². "A implementação da usina solar exigiu um planejamento minucioso para sua integração à infraestrutura existente. O resultado é um sistema robusto, eficiente e alinhado ao nosso compromisso com a transição energética e a redução da pegada de carbono das nossas operações", explica Fernando Ruiz, gerente de reforços e melhorias da ISA Energia Brasil. 

Outros projetos em curso

A empresa já conta com outra usina solar para autoconsumo remoto, com 500 kW de potência, instalada na Subestação Mogi Mirim III (SP), que desde outubro de 2024 abastece 35 unidades consumidoras da empresa, contribuindo com a redução anual de aproximadamente 49 toneladas de CO2e. 

“Ambas as usinas são exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para otimizar o uso de energia e reduzir os custos. O sistema de autoconsumo remoto é uma modalidade de geração distribuída que nos permite compartilhar os créditos de energia entre as nossas unidades, otimizando a gestão do consumo de energia por parte da companhia", comenta Carlos Shiguematsu, gerente de Novos Negócios da ISA Energia Brasil.

Dando continuidade à essa estratégia, a companhia planeja a construção de mais duas usinas solares até o fim de 2025, expandindo sua potência instalada para 1300 kW na área de concessão da empresa com, aproximadamente, 2.500 placas fotovoltaicas. 

"Com este projeto, a empresa avança em sua jornada de sustentabilidade rumo à meta de reduzir 2 milhões de toneladas de CO2e no mundo até 2030. Esse compromisso engloba tanto a redução dos gases de efeito estufa em nossas operações quanto o desenvolvimento de iniciativas que geram impacto positivo para a sociedade, como o nosso programa de proteção à biodiversidade, o Conexão Jaguar", afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA Energia Brasil.